quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Como usar a moda a seu favor: extraindo dela somente o que tem a ver com você

A cada nova estação a moda nos apresenta uma grande variedade de estilos, misturas e possibilidades. Nos dizendo por quais caminhos seguir.Nessa temporada de desfiles entre Rio e SP vimos o que vai estar em alta nesta estação: ombros bem marcados , saias muito curtas estilo tulipa e balonê, as leggings voltam com muitos recortes e brilhos, cintura bem marcada, inflência rock’n roll com taxas, pinos, couro e correntes. Paetês largos contrastando com tecidos foscos e tricôs, ankle boots, Alfaiataria entre outras. Agora cabe a nós chegar a um equilíbrio, encontrar um modo de vestir que seja verdadeiro em relação a quem somos.Não ao que vimos nas passarelas, que muitas vezes não valorizam o que temos de melhor.

Desenvolver um bom gosto significa aprender a conciliar o que o atrai com o que é apropriado para seu tipo de corpo, idade e ocasião. O bom gosto influi na maneira como coordenamos as roupas e misturamos cores, padrões e tecidos. A mulher que tem bom “gosto” consegue um equilíbrio com o qual se sente em harmonia e parece bem aos outros à sua volta. Estando em sintonia com a moda, mas não escravizada por ela.

Com isso gostaria de dar algumas dicas de como lapidar esse bom gosto para quem precisa de um pouco mais de treino e experiência nesse olhar.Sem deixar de lado as influências que a moda nos trás a cada estação.
Combinação de peças

Todas as peças de roupa posssuem linhas, cores, texturas e estampas que quando juntas devem estar em HARMONIA.

Na combinação de peças, cada elemento de design (linha, forma, cor, textura e estampa) deve sempre ser:

· dominante sobre o outro elemento do mesmo tipo;
· um ponto ou área da roupa deve ser dominante sobre o restante.
Por dominante, entendemos aquela linha, cor, forma, textura ou estampa que atrai atenção primeiro.Criando assim um ponto focal na roupa (de destaque),pois roupas sem ponto focal são geralmente sem graça.

Coordenação de Estampas

Combinar estampa com uma peça lisa, as cores devem ser compatíveis. Procure repetir na peça uma das cores encontradas na estampa.
Agora, combinar estampa com estampa é mais difícil.
· As cores nas estampas devem ser coordenadas, elas devem ter cores em comum.
Uma estampa deve ser dominante, isto é, ela deve ser mais importante na composição.
· Uma opção é usar estampas similares em cores diferentes tipo, positivo e negativo, ou estampas diferentes em cores iguais.
· Estampas do mesmo tamanho e espaçamento não ficam harmoniosas. Nem estampas que contrastam demais tipo, uma gigante combinada com uma pequena.
· As estampas devem pertencer ao mesmo tema ex. étnico, geométrico….

Coordenação de cores

· Evitar contrastar cores de intensidade muito diferentes.
· Tipos de combinação:
· monocromáticos,
· tom-sobre-tom,
· cores neutras(preto,branco,marinho,cáqui,bege,cinza…),
· cores complementares(cores opostas no círculo cromático ex. Azul/laranja, amarelo/violeta, verde/vermelho),
· cores análogas( cores adjacentes no círculo cromático que são as cores vizinhas podendo formar de 3 a 4 cores)
· tríade (cores separadas pela mesma distância no círculo cromático)





2 comentários:

  1. mesmo indo contra o gosto geral de quem entende de moda eu adoro calça e bermuda saruel , essa tendência do ano passado ainda continua pra esse inverno ou eu jogo meu guarda roupa saruel fora????? adorei o blog!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Fabi, Essa tendêcia não segue para o inverno, a proposta para essa estação é muita calça justa tipo legging e skinin.Mas se vc ama derepente opte pelas que tem o gancho menor e mais sequinha nas pernas.Tente colocar sempre com um saltinho para alongar as pernas, uma vez que o gancho muito grande tende a diminuir o nosso tamanho e não contrastar a cor do sapato com a cor da calça isso tb ajuda a alongar.Espero ter te ajudado, se tiver mais alguma dúvida é só entrar em contato comigo através do meu email.
    Bjos.
    carol.

    ResponderExcluir